NORMAS DE CONVIVÊNCIA
O convívio escolar pretendido depende do estabelecimento de normas de funcionamento e de comportamento que sejam coerentes com os objetivos definidos no projeto educativo:
a) A frequência às aulas é obrigatória.
b) A falta às aulas deverá ser justificada, por escrito, pelo responsável, na Secretaria do Colégio.
c) A pontualidade é uma exigência para o desenvolvimento das atividades escolares.
d) Os atrasos sistemáticos implicam convocação dos responsáveis.
e) Nos períodos intermediários, o atraso não se justifica.
f) A falta a instrumentos de avaliação deverá ser comprovada por atestado médico (que apresente o diagnóstico de doença física ou mental) ou certidão de óbito, ou convocação esportiva (federação), por escrito, na Secretaria do Colégio, até o segundo dia letivo do seu retorno, ou seja, quarenta e oito horas.
g) Para ausentar-se do Colégio, antes do término das aulas, o aluno necessita autorização, por escrito, do responsável.
h) O aluno deverá trazer o material necessário para as atividades do dia.
i) A agenda escolar é de uso diário e obrigatório para os alunos da Educação Infantil ao 5º ano.
j) O uniforme para o aluno é de uso obrigatório no Colégio.
k) O aluno deve zelar pela limpeza, ordem e conservação do ambiente escolar.
l) O aluno é inteiramente responsável por qualquer material pessoal que trouxer para o Colégio (material escolar, uniforme, aparelhos sonoros, jogos eletrônicos, aparelhos celulares e/ou quaisquer outros objetos de valor, inclusive valores monetários). O uso de aparelhos eletrônicos não é permitido durante as atividades escolares, salvo com autorização do professor com fins pedagógicos.
m) O aluno deverá atender com respeito às solicitações da Direção, Coordenações, Professores e Funcionários.
n) O aluno deverá tratar as pessoas da Comunidade Escolar com respeito.
o) O aluno que colar e ou facilitar a cola para os colegas, terá sua prova retirada, zerada e sem possibilidade de recuperação.
p) Celular e aparelhos eletrônicos em aula: “durante as atividades escolares, os celulares e demais aparelhos eletrônicos devem ser mantidos desligados, dentro da mochila dos alunos”. (Lei Estadual 12.884). O uso de aparelhos eletrônicos se justifica somente mediante solicitação do professor. Aluno que estiver portando, em mãos e/ou em cima das classes, aparelhos eletrônicos, terão os mesmos recolhidos pelo professor e entregues no SOP e/ou SOE, pelo monitor.
É VEDADO AO ALUNO
a) Entrar em sala de aula depois de iniciados os trabalhos escolares, sem autorização do Colégio.
b) Ausentar-se do Colégio sem a devida autorização.
c) Promover distúrbios dentro e fora da sala de aula.
d) Portar qualquer objeto que ponha em perigo a integridade física e emocional das pessoas, que perturbe o ambiente de trabalho ou que provoque danos.
e) Portar e distribuir, no recinto escolar, objetos de qualquer espécie, considerados contrários à filosofia do Colégio ou nocivos à formação personalidade.
f) Ingerir ou distribuir drogas químicas e/ou tóxicas, medicamentos, tóxicos ou bebidas alcoólicas, cigarros, no ambiente escolar.
g) Organizar e realizar festas, passeios e excursões, usando o nome do Colégio, sem autorização da Direção.
h) Promover coleta de fundos, rifas ou subscrições sem autorização expressa da Direção.
i) Representar o Colégio em excursões, jogos ou competições de qualquer natureza sem o conhecimento e a autorização expressa da Direção.
j) Trazer à sala de aula pessoas estranhas à mesma, e/ou materiais de divulgação de outros, sem a devida autorização da Direção.
k) Realizar e participar de ações que envolvam desperdício de alimentos, água e outros materiais e que prejudiquem a sustentabilidade e o convívio harmonioso no Colégio.
l) Praticar ato ofensivo à moral e aos bons costumes.
m) Praticar atos de violência, que perturbem o ambiente escolar e/ou que causem danos ao Colégio ou físicos e morais a outrem.
n) Praticar atos que possam provocar desconforto, danos e/ou lesões a pessoas da comunidade escolar.
o) Humilhar ou constranger colegas e/ou professores com apelidos, deboches e provocações entre outras atitudes de desrespeito.
p) Desrespeitar e/ou desacatar a Direção, Coordenações, Professores e Funcionários.
q) Inviabilizar o andamento das atividades escolares, desrespeitando a autoridade do Professor em aula, bem como o processo de aprendizagem de seus colegas.
r) Recusar-se a desenvolver as atividades escolares propostas pelo Professor.
s) Postar nos ambientes virtuais, mensagens, imagens, vídeos, etc, ofensivos aos outros, utilizando meios próprios, do Colégio ou de outrem.