AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO
A avaliação formativa, processual, dialógica, diagnóstica, contínua, cumulativa e sistemática, tendo em vista o desenvolvimento integral do aluno. Os objetivos previstos abrangem o desenvolvimento de competências: conhecimento, habilidades e atitudes. O processo de ensino e aprendizagem contempla as habilidades previstas nos Planos de Estudos.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Na Educação Infantil, o resultado das avaliações do desempenho do aluno é expresso através de Parecer Descritivo semestral, elaborado pelo professor, no qual consta o desenvolvimento do aluno, observado e avaliado na rotina escolar.
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, a avaliação é diagnóstica, voltada para o acompanhamento do desenvolvimento da criança em seu processo de alfabetização e letramento, de forma contínua e sistemática, expressa em Relatório de Avaliação com menções pelas Áreas do Conhecimento e Parecer Descritivo composto pelas habilidades e pela trajetória detalhada do aluno durante cada trimestre. São atribuídas menções trimestrais para cada Área do Conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Ensino Religioso e Matemática, por meio de menções com os seguintes significados: A – Atingiu as habilidades, AP – Atingiu parcialmente as habilidades, AD – Apresentou dificuldades. Conforme a legislação vigente, não há retenção na transição do 1º para o 2º ano e se recomenda a mesma orientação para a transição do 2º para o 3º ano.
Nos Anos Iniciais – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, os resultados são expressos por meio de Relatório de Avaliação com menções para cada Componente Curricular e Parecer Descritivo. O Parecer Descritivo é composto por registro de observações relativas à trajetória do aluno durante cada trimestre. As menções são atribuídas para cada Componente Curricular, com os seguintes significados: A – Atingiu as habilidades, AP – Atingiu parcialmente as habilidades, AD – Apresentou dificuldades. Ao final do ano letivo, no 3º trimestre é considerado Aprovado o aluno que obtiver a menção A – Atingiu as habilidades ou AP – Atingiu parcialmente as habilidades em todos os Componentes Curriculares e Reprovado o aluno que obtiver a menção AD – Apresentou dificuldades em um ou mais Componentes Curriculares, conforme descrito nesta Proposta Pedagógica.
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental são emitidas, trimestralmente ao aluno, notas, por Componente Curricular, numa escala de zero a dez.
ENSINO MÉDIO
No Ensino Médio são emitidas, trimestralmente ao aluno, notas, por Componente Curricular e Unidades Curriculares, numa escala de zero a dez. Para efeitos do cálculo da média trimestral: