O Julgamento de Charles Darwin
A atividade realizada com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, proposta pela Professora Vanesca Severo, de Biologia, com o apoio do Professor Francisco Carvalho, de Sociologia, teve como objetivo promover uma reflexão profunda sobre o Julgamento de Charles Darwin e a Teoria da Evolução, abordando tanto os aspectos científicos quanto os contextos sociais e culturais envolvidos.
Ao simular o julgamento de Darwin, os alunos compreenderam os fundamentos da teoria evolucionista, as tensões entre ciência e religião, a razão e crenças dogmáticas, que marcaram o século XIX e ainda reverberam nos dias atuais.
Essa abordagem interdisciplinar é fundamental para o desenvolvimento de uma mente crítica, pois incentiva o jovem a questionar as narrativas estabelecidas, refletir sobre o impacto social das descobertas científicas e compreender a evolução do pensamento humano ao longo do tempo. Assim, o aluno aprofunda seus conhecimentos em Biologia e Sociologia, como também adota uma postura mais crítica e analítica diante das questões complexas que permeiam a ciência, a ética e a sociedade.
Compartilhe nas Redes